Devido as recentes recomendações a respeito do COVID-19, vírus que se tornou preocupação no mundo todo e que vem se espalhando numa progressão exponencial. Orientamos nossos clientes e colaboradores a adotar alguns procedimentos.
Lembrando que como não existe vacina a melhor prevenção ainda é evitar a exposição com o vírus, com ações preventivas diárias que possam prevenir a propagação de vírus respiratórios:
- Higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou preparação alcoólica.
- Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada.
- Evitar contato com pessoas doentes.
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável.
- Ficar em casa e evitar o contato com pessoas quando estiver doente.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Casos Suspeitos
O Ministério da Saúde em sua cartilha de Protocolo de tratamento e controle do CoronaVírus (2019-nCoV) tipifica três situações suspeitas:
situação 1:
Febre1 E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU
situação 2:
Febre1 E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (2019-nCoV), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU
situação 3:
Febre1 OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E contato próximo de caso confirmado de coronavírus (2019-nCoV) em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.
Entende-se como contato próximo uma pessoa envolvida em qualquer uma das seguintes situações:
1. Estar a dois metros de um paciente com suspeita de caso por 2019-nCoV, dentro da mesma sala ou área de atendimento (ou aeronaves ou outros meios de transporte), por um período prolongado, sem uso de equipamento de proteção individual.
2. Cuidar, morar, visitar ou compartilhar uma área ou sala de espera de assistência médica ou, ainda, nos casos de contato direto com fluidos corporais, enquanto não estiver em uso do EPI recomendado.
Aconselhamos que adotem as medidas propostas com o fim de evitar que se contaminem ou sejam vetores de contaminação para pessoas que estejam fragilizadas ou estejam na população de risco. A tatuagem em si independente do momento em que estamos vivendo, está sujeita ao risco de contaminação de diversos outros patógenos.
Pedimos então para que, se você se enquadra dentro de uma das três situações descritas acima procure ficar em casa e evitar o contato com outras pessoas, remarque sua tatuagem e aguarde um período de até 40 dias desde o aparecimento dos sintomas para novo agendamento.
Todos os profissionais da tatuagem têm familiares e amigos que se encontram nos grupos de riscos e dependemos do nosso trabalho para sobreviver, seja consciente!
Caso não se encontre em nenhum dessas situações de risco propomos que:
-Antes da sua sessão tome um bom banho, vista roupas confortáveis e que dêem um acesso facilitado ao local que você pretende tatuar.
- Ao chegar no estúdio LAVE BEM AS MÃOS, nos solicite álcool 70%.
- Abraços e beijinhos ficam para o próximo encontro! Vamos evitar o contato desnecessário.
- Disponibilizaremos máscara descartável.
- Evite levar acompanhantes, com excessão de casos especiais. Nossa área de procedimento terá acesso limitado e o acompanhante mesmo que do lado de fora é desnecessário para o processo! Vamos limpar seu celular e enviar fotos para seus amigos e familiares!
A respeito dos nossos colaboradores:
Enquanto a lei nos permite trabalhar continuaremos atendendo com a responsabilidade com a qual sempre nos propomos. Necessitamos do nosso trabalho para sobreviver, portanto, resolvermos:
- Limitar o atendimento a duas macas por vez (sendo que nossa capacidade é de até 4).
- Redobrando os cuidados com limpeza e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
- Limitando o acesso para evitar a aglomeração de pessoas em espaço fechado.
- Evitamos ficar no espaço de procedimento, deixando para utiliza-lo apenas no momento tatuagem.
- Solicitamos para que nossos colaboradores fiquem em casa no período ocioso.
- Qualquer sintoma, mesmo que leve, apresentado pedimos o afastamento temporário do tatuador.
São precauções que visam não somente a saude dos nossos clientes e colaboradores, mas de nossos amigos e família. Lembre-se que vivemos em sociedade e devemos ter o compromisso com o momento que o mundo todo está passando.
Agradecemos o Carinho e a Amizade!
Equipe OUTSIDE!