Quando alguém deseja fazer uma tatuagem, o processo mais comum é que essa pessoa entre em contato com o tatuador de preferência e este faz um desenho original, de acordo com a ideia apresentada pelo cliente. Esse procedimento é chamado internacionalmente de “Custom Tattoo”, ou seja, tatuagens customizadas e personalizadas. Um desenho original, único.
Entretanto, existe uma outra categoria, chamada de “Flash Tattoo”, ao pé da letra, tattoo rápida, relâmpago. Ou seja, são desenhos prontos, de tamanho pequenos ou médios, de fácil execução e que não podem ser modificados pelo cliente. Além disso, os flashes, nome pelos quais são chamados esses desenhos, podem ou não ser exclusivos. O tatuador pode disponibilizar o mesmo flash para várias pessoas. Por esses motivos, o valor tende a ser mais baixo do que o de tatuagens personalizadas.
Em alguns estúdios, principalmente nos Estados Unidos, os flashes ficam expostos nas paredes, como vemos nos filmes. Nesses casos, o cliente se desloca até o estúdio para escolher o flash desejado. Já no Brasil, o mais comum é que o tatuador disponibilize esses desenhos em suas redes sociais e os interessados entram em contato, agilizando o processo.
Esse tipo de tattoo rápida é muito comum nos chamados Flash Days, que são eventos que reúnem diferentes tatuadores, com diferentes estilos. Cada um disponibiliza uma quantidade de desenhos prontos, seguindo sua identidade artística. Quem comparece pode conhecer novos profissionais, se identificar com algum desenho e sair do evento com uma tatuagem nova, sem ter que passar pelas longas semanas de agendamentos que as custom tattoos exigem.