No início do mês de dezembro, a equipe do Outside abriu uma caixa de perguntas no Instagram para tirar dúvidas sobre todo o processo de se fazer uma tatuagem. Esse post é uma FAQ curta respondendo as questões recebidas, já que a maioria são perguntas bastante frequentes.
1. Quais os cuidados pré-tatuagem?
Recomendamos que antes da sessão o cliente tome um bom banho, além de estar bem alimentado e hidratado.
2. Devo consultar minha médica antes de fazer uma tattoo? Existe algum caso em que a tattoo não é recomendada?
Qualquer dúvida em relação ao seu estado de saúde deve ser tratado com um bom médico. Normalmente os médicos indicam que uma gestante/lactante não tatue, esse exemplo serve pra pontuar casos de impedimento temporário. Mas pode haver casos mais delicados e que devem ser julgados individualmente por um especialista. Nossa conduta é de sempre acatar a orientação médica e um bom exemplo aprendemos em um workshop sobre melanoma: o tatuador atua na observação da pele para acompanhamento de manchas e pintas, que nunca devem ser cobertas por tatuagens.
3. Tatuagem dói? O que pode influenciar a sentir mais ou menos dor?
Quem diz que não dói está mentindo. Fazer tatuagem é um pouco doloroso sim, mas sempre em um nível suportável. O importante é não focar na dor durante a sessão, estar relaxado e seguro da sua decisão. Ter a pele bem cuidada e não se expor demasiadamente ao sol antes da sessão são fatores que podem evitar um sofrimento maior e desnecessário.
4. Quais os lugares do corpo que mais doem pra fazer tattoo?
As pessoas possuem diferentes tipos de reações a dor, mapear os locais de dor pode sugerir por exemplo que em média as pessoas sentem muita dor nos cotovelos, pés, mãos, joelhos e costela, axilas e etc. Mas isso não é uma regra, lugares que são considerados “tranquilos” por alguns podem ser o martírio para outros.
5. Dependendo do traço, se for mais fino ou mais grosso, a tatuagem dói mais para fazer?
Como dito anteriormente, sentir mais ou menos dor diz respeito a uma tolerância individual, pois a reação difere muito de pessoa para pessoa.
6. O que faz uma tatuagem ficar com traço mais fino ou mais grosso?
As linhas de uma tatuagem são feitas com um conjunto de agulhas que são soldadas em uma disposição em que as pontas são distribuídas de maneira circular. Ela pode ter um conjunto de três ou mais agulhas, chamadas de Round Line (RL).
Sendo assim, uma máquina com uma combinação de apenas três agulhas (3RL), perfura uma área menos e, portanto, deposita menos tinta na pele, permitindo um traço mais fino. Já uma combinação de 11 RL perfura uma área maior e, consequentemente, deposita uma quantidade maior de pigmento, gerando um traço mais grosso.
7. Levo lanchinho pra mim e pro tatuador?
Infelizmente não podemos ter nenhum tipo de alimento dentro da sala de procedimento. Recomendamos que o cliente se alimente bem antes da sessão. Em caso de sessões muito longas, você pode levar um lanche para comer durante um intervalo.
8. Quais alimentos devemos evitar comer antes/depois e por qual motivo
Consultamos diversos médicos e profissionais da área da saúde sobre essa questão. Não existem consensos e nos falta um material de orientações gerais oficial, seja municipal, estadual ou federal. Atualmente recomendamos os nossos clientes a manterem a sua dieta normal, evitando exageros e mudanças de comportamento alimentar durante o processo de cicatrização. Muito se fala de evitar alimentos ‘remosos’ que podem facilitar o surgimento de inflamações. No entanto, a moderação e o bom senso é nossa principal orientação.
9. Quanto tempo de plástico filme?
Atualmente, não recomendamos o uso do plástico filme. Durante muito tempo ele foi uma alternativa adaptada, assim como diversas outras soluções que nasceram no mercado da tatuagem. Como a tattoo sempre foi considerada subversiva, o mercado não levava essa área a sério. Entretanto, com o crescimento dessa indústria, novas tecnologias estão sendo implementadas.
Hoje, usamos o TROPICALDERM como solução e seguimos os protocolos do fabricante. Ele é um adesivo hipoalergênico transparente que protege a tatuagem e auxilia no processo de cicatrização. Depois do uso do Tropicalderm, sugerimos que mantenha sempre a tattoo limpa e seca, e quando ressecada, sugerimos o uso de pomadas e óleos hidratantes.
10. Qual a melhor pomada?
A pomada serve para umectar a pele, sem interferir no processo de cicatrização. Portanto, recomendamos apenas produtos que tragam essa hidratação, o que reduz o desconforto e a sensação da pele craquelando.
11. O que faz uma tatuagem infeccionar?
Vários fatores podem levar a uma infecção, mas os mais comuns são a higiene inadequada, o excesso de pomada, a exposição ao sol/mar/piscina. Deve-se ter em mente que a tatuagem é como um ferimento, portanto precisa ser mantido limpo e livre de produtos, como cosméticos.
12. Qual a forma correta de cuidar da tattoo na cicatrização?
A máxima menos é mais se aplica aqui: deixar a área limpa; sem exposição ao sol, mar, rio e piscina; evitar atividade física e cuidar para não coçar, arranhar ou bater, são cuidados que já contribuem muito para uma boa cicatrização.
13. Posso tomar sol e entrar na piscina após quantos dias?
Até 15 dias após o procedimento você não deve usar nada sobre a tatuagem que não seja água, sabonete e um produto específico (esse é opcional), pois o ferimento está aberto. Apenas após esse período você pode usar protetor solar e, então, se expor ao sol.
14. O que passar na tattoo no dia a dia, depois de cicatrizada, pra ela continuar pretinha?
Protetor solar é o melhor amigo da manutenção da tatuagem. Além dele, hidratante também ajuda, não só a tatuagem, mas a pele ficar mais bonita.
15. Quais cuidados com produtos de pele devo ter? Ex: posso esfoliar em cima?
Até 15 dias após a tatuagem você não deve passar nenhum tipo de produto cosmético na sua tatuagem. Após a cicatrização, vida normal.
16. Por que algumas tattoos estouram e outras não?
Essa é uma questão bastante relativa, existem diversas variáveis físicas e/ou psicológicas que podem levar um traço a estourar.
A tatuagem é uma técnica manual e extremamente delicada. O tatuador tem que depositar a tinta na segunda camada da pele, que fica entre 2 e 5mm, dependendo da área do corpo. Além de acertar a profundidade em que a agulha deve entrar, a movimentação do tatuador durante a execução deve ser mínima, pois interfere no resultado final.
Somado a isso, temos a questão de que cada pessoa possui uma pele diferente em questão de contraste, capacidade de absorção da tinta, rigidez, resistência à agulha, flacidez, elasticidade e etc.
Normalmente, o traço estoura por imperícia do tatuador frente a essas variáveis, por anomalias na cicatrização ou por exposição ao sol.
17. Por que a tattoo nos dedos envelhece mais rápido?
Os dedos possuem trocas mais constantes de células. Essas trocas, somadas a uma pele mais espessa e o desgaste constante do uso natural das mãos podem acabar causando desbotamentos mais rápidos do que o que ocorre em outros locais. Em algumas pessoas a tatuagem cicatriza e tem uma vida semelhante às presentes em outras partes do corpo, mas para maioria das pessoas isso não ocorre.
18. Por que a tatuagem fica esverdeada depois de um tempo?
É natural que com o tempo a tatuagem perca um pouco da nitidez, já que as linhas podem expandir pouco a pouco ao longo dos anos. As cores também tendem a desbotar com o tempo. Cores mais claras são as primeiras a sumir, já cores mais escuras (como o preto) são mais resistentes, mas também perdem o contrate com o passar dos anos. Evitar a exposição solar prolonga a vida útil da sua tattoo.
No passado, as tintas utilizadas nas tatuagens não eram projetadas para esse fim, na maioria das vezes. Alguns artistas utilizavam nanquim misturado com outros pigmentos. Essas tintas tinham mais tendência a desbotar deixando um tom esverdeado.
19. Até quanto tempo é válido pedir um retoque por um valor menor?
Retoques, antes de tudo, devem ser avaliados. Antes de 15 dias, que é a primeira etapa de cicatrização, não conseguimos avaliar a real necessidade de retoque. É sempre bom conferir a política de retoque de cada estúdio, no nosso caso a taxa é apenas para cobrir o material.
20. Quando é ideal retocar uma tattoo de traço muito fino? Como eu sei se é muito cedo?
Retocar linha muito fina implica em aumentar a espessura do traço. É necessário analisar se realmente há falha ou se a alteração da cor está incomodando. Nos primeiros dias o excesso de tinta e sangue é expelido pela pele e a tatuagem fica na cor definitiva. Quando a linha é muito fina, é normal que ela não fique pretinha como nos traços um pouco mais espessos.