Rafael Fleury é o fundador do estúdio Outside Tattoo, em Goiânia. Formado em design de produto e com especialização em audiovisual, atua como professor na Pontifícia Universidade Católica de Goiás desde 2008. Na universidade se dedicou prioritariamente as disciplinas de desenho além de ter tido grande experiência na área de ilustração científica em publicações acadêmicas, ilustração infantil, jornais, murais, entre outras mídias. Seu contato com a tatuagem a princípio foi por meio do entendimento de que essa era apenas mais uma forma de explorar seu lado artístico.
A tatuagem aconteceu por acaso, quando um amigo (Giuliano Maia, @gsmtattoo) propôs ser seu mentor em 2013. O designer gostou da ideia e começou seus estudos na área, investindo em trabalhos de tatuagem no estilo OldSchool. Com o tempo, por sempre buscar novidades e novas referências, entrou em contato com o BlackWork, um jeito de tatuar que funcionou muito bem com o traço do artista. Nele, encontrou maior liberdade para criar, trabalhando as diferentes texturas, variações de linhas, contrastes e o uso do preto, característicos do estilo.
O BlackWork não é novo e pode ser considerado uma evolução moderna das tatuagens de "cadeia" do passado. A precariedade e falta de recursos exigem uma ginástica artística onde o domínio do contraste é fundamental, por utilizar apenas o preto para se expressar. Somando isso a customização de projetos, temos uma infinidade de temas e possibilidades. Rafael domina bem esse estilo, dando características sutis a cada criação, sugerindo uma linguagem própria que pode ser identificada na leitura mais ampla de seu trabalho.
Após alguns anos, o tatuador sentiu a necessidade de ter um espaço de trabalho para organizar e desenvolver sua visão artística e de negócios particular. Foi quando surgiu a ideia do estúdio, inaugurado em 2015. Diferente do usual, Rafael preferiu não utilizar sua assinatura para nomear o espaço, a proposta era trazer mais artistas e tornar o Outside Tattoo um local para agregar outros profissionais, em que cada novo membro da equipe pudesse somar e contribuir com uma atmosfera de criação e colaboração, focado sempre no trabalho autoral.
Rafael nasceu em Brasília, mas foi criado em Goiânia. Um dos objetivos do tatuador é reforçar que existem profissionais de altíssima qualidade na cidade, buscando valorizá-la. “A minha intenção é manter o estúdio aqui e crescer”, afirma. A tatuagem proporcionou para o artista a possibilidade de conhecer diversos lugares, tanto no Brasil quanto em outros países. Frequentemente tem ido a Berlim, onde conquistou um bom público. Sua intenção não é sair de vez do país, mas trazer as melhores experiências pra cá e transformar o Outside em um estúdio de referência.